Translate

terça-feira, 1 de março de 2016

Quem não pode com o pote, não pega na rodilha ou será a sogra !

 A rodilha (ou “sogra”, como também é conhecida), é uma pequena almofada em forma circular, aberta no centro, ou um simples pano enroscado em que assentam os objectos que se levam à cabeça. As mais elaboradas eram feitas de trapos, lãs e linhas de bordar, entrançadas e bordadas
Varina de Lisboa




Na realidade trata-se de uma protecção utilizada pelas mulheres para facilitar o transporte à cabeça dos mais variados e pesados objectos.

Distinga-se aqui a rodilha (um pedaço de pano, torcido e enrolado redondo e que podia ter outros usos) da “sogra” (uma rodela almofadada de tecido ornamentado, mais a gosto das mulheres e com maior comunidade de uso), sendo esta a denominação mais comum em todo o território nacional.


Sardinheira nas aldeias 
Num passado não muito distante,naquele Portugal esquecido, onde por todos serem miseráveis, a miséria notava-se menos, tempos duros sem  água canalizada, sem luz, sem transportes, foi a rodilha ou a sogra a melhor amiga a maior ajuda .
Que o digam as tricanas e lavadeiras de Coimbra, as varinas de Lisboa, as aguadeiras de Caneças, britadeiras das minas de volfrâmio, as mulheres da beira no transporte da lenha e das pinhas e quantas e quantas vezes no transporte dos filhos .


Lavadeiras de Coimbra


Britadeiras da Beira





Mães de Portugal




O Museu Nacional de Etnologia possui alguns exemplares de “sogras” representativos de várias regiões portuguesas
Eis alguns exemplares _

Rodilha Murtosa -Aveiro


Rodilha Coimbra 






Rodilha Sertã -Castelo Branco



Rodilha  Estreito -Oleiros



Quem não pode com o pote não pegue na rodilha ou será sogra?
Bem hajam 
Carlos Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário