Translate

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

"Somos do povo e como ele devemos viver " Palácio de Belém .


"Somos do povo e como ele devemos viver". Esta frase de Teòfilo de Braga proferida a 24 de Outubro de 1910, dá o tom para o que viria a ser a relação da I República com o Palácio de Belém .
Para marcar a diferença em relação à monarquia, não existia uma residência oficial e a própria Constituição de 1911 proibia o uso das propriedade e imóveis da Nação para cómodo pessoal do Presidente da República ou de sua família, outros temos outras mordomias .
"Somos do povo e como ele devemos viver ".Não admira pois.que o primeiro Presidente da República e os seguintes pagassem ao Estado uma renda de Cem escudos mensais para viverem em Belém, sabe-se que em 1923 aquando da presidência de Manuel Teixeira Gomes a dita renda já ia em Três mil escudos,  outros tempos outras mordomias .



O núcleo principal do Palácio de Belém foi construído em 1559 pelo fidalgo D. Manuel de Portugal proprietário da quinta que será dada ao 2ª conde de Aveiras incluída no dote de Dona  Joana Inês de Portugal , sua noiva. Em 1726 D. João V  compra a propriedade que passa a chamar-se Casa Real de Campo de Belém . É para lá que vão os muitos animais exóticos que o rei recebe de presente, como elefantes e zebras , ficando expostos ficando em jaulas no ainda hoje conhecido como o Pátio dos Bichos .
Palácio Nacional de Belém - Pátio dos Bichos: corpo central com a cascata de Hércules

A família real começa a passar temporadas no palácio e é lá que se encontra no dia 1 de Novembro de 1755 quando o terramoto destruiu  Lisboa .Por estar localizado sobre as rochas vulcânicas do complexo basáltico de Lisboa, o palácio escapou à tragédia .
Com D. José o palácio conheceu o horror, diz-se que os aristocratas condenados no célebre processo dos Távora terão pernoitado nas jaulas do Pátio dos Bichos, na noite anterior à sua execução pública em Belém, tendo sido depois os seus corpos queimados e as cinzas lançadas ao Tejo.

A execução dos Távora 
Já no reinado de Dona Maria I o palácio é sobretudo palco dos grandes bailes oferecidos pela rainha, torna-se também o local de alojamento de hóspedes estrangeiros ilustres.
Até que em 1910,o Presidente da República do Brasil, marechal Hermes da Fonseca está alojado em Belém e ao oferece ao rei D Manuel II um banquete , no dia 3 de Outubro . Será este o último evento da monarquia .

"Somos do povo e como ele devemos viver ". Hoje uma frase em vão ,continua residência oficial do presidente , diz-se por aí que os seus custos são bem mais elevados que algumas monarquias Europeias . Novos tempos novas mordomias 
Bem hajam 
Carlos Fernandes




Sem comentários:

Enviar um comentário