Translate

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Há coisas eternas..... Escritas de amor !



É provável que a origem dos "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos"esteja nos lenços senhoris do Séc.XVII-XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto popular característico.




Antes de tudo, eles faziam parte integrante do trajo feminino e tinham uma função fundamentalmente decorativa .
Eram lenços geralmente quadrados, de linho ou algodão, bordados segundo o gosto da bordadeira.





Mas não é enquanto parte integrante do trajo feminino que nos interessa o seu seu estudo, mas a sua função não menos importante , e da qual lhe vem o nome : a conquista do namorado .







A moça quando estava próximo da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir de um pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira ,dos chamados lenços da tropa .
Para realizar esta obra , a rapariga utilizava os conhecimentos que possuía sobre o ponto de cruz , adquiridos na infância,aquando da confecção do seu marcador ou mapa .

Depois de bordado , o lenço ia ter às "mãos do namorado"ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente o lenço ou não , que se decidia o início duma relação amorosa .

Os lenços carregam consigo, por isso os sentimentos , amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação , a amizade etc...
Estes lenços eram originalmente em ponto de cruz. e por ser um ponto trabalhoso obrigava a bordadeira a passar, durante muitas semanas e mesmo durante muitos meses de serões na sua confecção.
Como a escassez de tempo passou a ser um facto na vida moderna, a mulher deixou de ter tanto tempo para a confecção destes lenços, o ritmo da vida tornou-se mais intenso e a mulher teve que solucionar este problema adoptando no bordado outros pontos mais fáceis de bordar.

Com esta alteração outras se impuseram no trabalho decorativo dos lenços de namorados : o vermelho e o preto inicial vai dar origem a uma grande quantidade de outras cores, e com elas novos motivos decorativos se impuseram .
Os lenços não deixaram porém de ser ainda mais expressivos , acompanhados muitas vezes de quadras de gosto popular dedicados aquele a quem era dirigida tão grande fantasia :O Amado.
Bem hajam
Carlos Fernandes
A nossa homenagem:
São pedras vivas da Terra Verde , deste Verde Minho.
Fazem parte integrante da Terra do Vento, das Sementes e das Pedras que rolam nos ribeiros .
São o tear a agulha e a linha com que bordam este Verde Minho, são a verdadeira Luz deste nosso Portugal .
Dedicado : Aliança Artesanal , cooperativa interesse público responsabilidade l-º
Vila Verde -Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário