Translate

sábado, 23 de novembro de 2013

Património cultural e imaterial


"O Património Cultural de uma nação, de uma região ou de uma comunidade é composto de todas as expressões materiais e espirituais que lhe constituem, incluindo o meio ambiente natural".(Declaração de Caracas - 1992).

Mas, afinal, o que é Património? O conceito de Patrióônio não existe isolado. Só existe em relação a alguma coisa. Podemos dizer que Património é o conjunto de bens materiais e/ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos a gerações futuras.
O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Ambiental.

1.Património Histórico.
É o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitectura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte, documentos.
Até final da década de 1970, tinha carácter político/elitista. A partir de 1980, passaram a ser consideradas outras etnias e classes sociais.


2.Património Cultural. É o conjunto de bens materiais e/ou imateíiais, que contam a história de um povo através de seus costumes, comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, linguagem superstições, rituais, festas.
Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que revelam a história de civilizações antiqüíssimas.
Através do partimónio cultural é possível conscienlizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história. Daí a sua importânc

3.Património Ambiental ou Natural.
É a inter-relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios, oceanos, , e tudo o que eles contêm. Esses elementos estão em contacto com o homem, e acabam interagindo, e até mesmo interferindo no seu quotidiano.


Um património pode ser MATERIAL ou IMATERIAL. Podemos dizer que património material são os aspectos mais concretos da vida humana, e que fornecem informações sobre as pessoas. Cultura material é o mesmo que objecto ou artefacto.
Património material é o conjunto de manifestações populares de um povo, transmitidos oral ou festualmente, recriados e modificados ao longo do tempo.
Os locais dotados de expressivos valores para a História, assim como as paisagens, também são representações do património imaterial.A escolha desse tipo de património acontece de 2 em 2 anos, através de um júri internacional.

Características de um património:
A principal característica de um património é que a sua conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Documentos patrimoniais:
São aqueles que carreiam informações relevantes, e que ensinam os mecanismos por meio dos quais uma sociedade se organiza e transforma.

Sem comentários:

Enviar um comentário