Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A comuna da luz “há mais luz nas 24 letras do alfabeto do que em todas as constelações do firmamento”

Luz foi o nome escolhido pelo anarquista António Gonçalves Correia para a Comuna que fundou no Concelho de Odemira em 1917. Inspirara-se nas palavras do poeta Guerra Junqueiro “há mais luz nas 24 letras do alfabeto do que em todas as constelações do firmamento” e sonhava provar, através de uma experiência inovadora, que era possível substituir o Estado burguês por uma organização social mais justa.

Para por em prática as suas teorias, comprou 3 hectares perto do Vale de Santiago e convenceu 15 trabalhadores rurais a viverem ali em grupo, partilhando tarefas e bens. Pretendia também vir a fundar uma escola onde seriam aplicados os métodos racionalistas do espanhol Francisco Ferrer.

A Comuna da Luz sempre olhada pelas autoridades como subversiva, foi destruída pela GNR na sequência de uma revolta popular particularmente violenta que eclodiu na zona em 1918.
 – A Comuna Luz acabou – mas fundei ao pé de Sintra, em Albarraque, a Comuna Clarão. Logo que sai da cadeia, eu e os meus amigos não pensamos noutra coisa. Já lá temos um prédio e terras. Vamos dedicar-nos à horticultura, à floriculturta, à pomologia. O nosso objectivo é tolstoinano. Salvaremos as crianças das ruas: faremos delas homens e mulheres honrados”.

Quem nos fala é António Gonçalves Correia – citado por Raul Brandão (1867-1930) na sua obra Os Operários – dando conta do ânimo que o leva, após o fim forçado da Comuna da Luz (Odemira) e das prisões que se lhe seguiram por motivo das agitações grevistas de 1918 em Vale de Santiago, a um novo projeto de uma comuna anarquista em 1927. Acrescentou ainda o anarquista alentejano a Raul Brandão: “Fizemos um prédio de novo – com 16 compartimentos. O grupo inicial é de 3 criaturas (…) Queremos ligar a comuna a Lisboa pelo telefone. Sonhamos com um teatro infantil. Sonhamos com o belo”.
Quando hoje se fala em sustentabilidade, a comuna da luz é um bom exemplo, para novos empreendimentos na área do turismo !!!!!!!!!!!!!!!
Bem hajam 
Carlos Fernandes 


Sem comentários:

Enviar um comentário